sexta-feira, 20 de maio de 2011

Último dia Sanca

Acordamos todos às 7h e 30min com aquele bom friozinho, tão gostoso que chega a dar dó de sair da cama. Depois de tomados os devidos banhos e todos prontos fomos ao auditório das discussões.

O debate que se fez na Mesa Redonda pela manhã foi bastante intenso. À frente de uma platéia fervorosa e militante por habitação social no campo (professores, estudantes, representantes de assentamentos e de movimentos populares) estavam sentados na mesa uma representante do INCRA, uma representante da gerência de habitação da CAIXA e o representante do Ministério das Cidades. É claro que a coisa iria feder... Mas foi ótimo! Tivemos que sair antes do debate terminar senão perderíamos o almoço no R.U. Com a discussão que se findou ficou bastante claro como as políticas públicas estão completamente desarticuladas entre si e que quando surge algum empecilho no caminho é sempre problema de outro órgão, nunca se juntam em prol do bem coletivo. Mas, infelizmente, eu já esperava confirmar isso. O que me assustou realmente foi a incapacidade de articulação do sr. Antônio César Ramos de Oliveira que representou o MCidades no colóquio... Só deu bola fora e nunca respondia nada do que lhe era perguntado, dando opiniões com pensamentos meramente econômicos e “viciados do sistema” sem lembrar que este é o ministério que deveria lutar pelo direito de igualdade a todos os cidadãos. Foi bastante triste, afinal na universidade reina uma áurea linda ao redor do Ministério das Cidades.


Pela tarde, mais debates que não convém eu ficar escrevendo aqui. E pela noite... aconteceu uma mostra cultural, que como diria a Nina, “é maravilhoooso”! Nossa, de verdade, fiquei completamente emocionado Dois grupos se apresentaram, o primeiro foi o grupo “Vira na Fulô” da UFSCAR que fez apresentações de Cacuriá que é uma dança típica do Maranhão. Foi lindo... eles dançaram, tocaram e movimentaram a todos para uma festa linda! Logo em seguida foi impossível ficar parado com o grupo “Rochedo de Ouro” de maracatu. A energia que se formou no lugar foi tão forte que em certo momento TODOS os participantes estavam ao redor do grupo cantando, pulando e dando gargalhadas de felicidade. Quando me percebi estava rodeado de Professores Doutores, estudantes universitários, moradores de assentamentos, representantes da Caixa, do Incra, crianças, velhinhos... Enfim, nesse momento confesso que chegou a escorrer uma lágrima, tamanha a entrega de todo mundo para a dança. Nesse momento a gente vê que Brasil é Brasil em todas as classes econômicas e sociais. Não poderia ter tido melhor despedida de São Carlos!


(Eu sei que deve ter pessoas pensando: coitado desse guri que vive num mundo paralelo de fantasias. Em meio a tanta confusão a ilusão me faz bem e me dá suporte para continuar lutando por um mundo melhor... No meu mundo paralelo, entremeio aos prédios cinzentos as borboletas são coloridas e voam!)


Continuamos a beber e conversar por ali mesmo. Acabamos conhecendo mais umas pessoas, entre elas a Raquel e a Fabrícia que são duas delícias de pessoas! Quando deu 01h 30min tive que me despedir de todos e ir em direção à rodoviária. Acaba aqui minha passagem por São Carlos.

2 comentários:

  1. continua firme e forte negoo..
    to cuidando de tudo por aq!!

    ah depois posto uma foto do meu ocúlos novo
    MARAVILHOSOOOOO!!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahaha!
    quero ver mesmo!

    Vlw Ninene! e me mantenha informado sobre a Isadora!

    Bjão

    ResponderExcluir