terça-feira, 17 de maio de 2011

Chega o momento

Enfim se aproxima o início da viagem... coração palpitando, ansiedade tomando conta de todo o corpo; até fazer a mala está difícil com toda a expectativa que se formou. Sempre tento não esperar muito das viagens, mas essa é uma meta quase impossível pra mim. Já amo viajar por qualquer motivo e esta, em específico, vem junto de muitas possibilidades, com destinos e tempo semi-programados, nada é garantido e o único empecilho é minha própria vontade.
Logo quando comecei a imaginar essa "turnê" me veio imediatamente na cabeça o tema do Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo que aconteceu em Florianópolis em 2007: "Perca-se, Permita-se". A seguir vou colocar trechos do texto de apresentação da revista deste encontro, e é nesse espírito que tentarei me guiar nessa jornada:

"Perca-se, Permita-se

Se te propuserem fazer aquilo que mais gosta, o que faria? Quais experiências lhe foram mais instrutivas nos últimos tempos? Quais foram os avanços em sua vida? O que é pra você um trabalho coletivo? Qual o compromisso mais importante da sua vida? Já experimentou dizer "eu prefiro" em vez de "eu quero"? Qual foi sua última experiência realmente nova? Já se sentiu vulnerável a outra pessoa? O que mais aprendeu sobre si mesmo no último ano? Alguma vez já se perdoou por um erro seu? Tem acrescentado valor ao ambiente em que vive? Seria capaz de dizer o que mudaria em você? Nada?
Saia da rotina. Permita-se o diferente. O inesperado. Quem é você? e quem não é você? O novo é perigoso. A novidade é perigosa. O corriqueiro é seguro. A segurança é uma ilusão. A ilusão é outra ilusão. Busque saber o nome das pessoas. Não busque estar sempre em si. Esteja também nos outros.
Perca-se nas letras. Encontre-se nos significados. Permita-se ler tudo de traz pra frente. Tudo, de agora em diante. OMSEM ODUT ?ODANIBMOC. Difícil, né? Pior é nem poder ler. Ou nem saber. Permita-se voar. Permita-se mergulhar no estranho. Permita-se ir a um encontro sem esperar nada dele. Não se perca demais. Nem se permita de menos. Não espere respostas, encontre-as.
Encontre diariamente seu mundo. Esqueça seu mundo. O mundo é um só. Permita-se escapar de si mesmo. Fugir do trivial em busca do inusitado. Permita-se andar nu no frio de 5ºC do inverno. permita-se conhecer uma praia no inverno. Esqueça o frio. Frio é outra coisa bem pior. Permita-se erguer os dois pés do chão. Perca seu chão. Permita-se trocar todos os seus discos. Perca-se dos seus discos. Brinque de esconder consigo. Você consegue? Consegue? consigo? Destrua todos os seus paradigmas. Derrube todos os preconceitos. Perca-se da multidão. Permita-se encontrar a si mesmo. Permita-se aprender a andar novamente. Permita-se sorrir. Permita-se chorar. Perca-se em experiências realmente novas. Permita-se locomover como um cadeirante. Perca seu senso de direção. Derive. Derive. Derive..."

4 comentários:

  1. xD nossa muito bom o texto arthur *-*

    ResponderExcluir
  2. acho que todos deveriamos seguir isso :]

    ResponderExcluir
  3. ee arthur que beleza! vou acompanhando vc por aqui! boa viagem! não suma pra sempre mas pode sumir um poquinho que faz bem se perder mesmo!!

    ResponderExcluir
  4. eeeee te vejo em breve! finalmente teremos notícias durante tuas loucuras/viagens. te cuida, big brother! amo vc. mô.

    ResponderExcluir