quarta-feira, 8 de junho de 2011

Rondônia

Me desculpem todos os rondonienses, eu também sou desta terra e exatamente por isso me sinto no direito de falar: o terrinha difícil!


Existe apenas duas estações a de chuvas que acontece durante o verão e a da seca que fica sem chover por 6 meses seguidos, esta última normalmente tem início em Maio/Junho, mas hoje, que ainda é início de Junho, já está insuportável imagina daqui 4 meses! Muitas ruas não tem asfalto, o tráfego automotivo ou o simples ato de caminhar lentamente já faz subir uma nuvem marrom no ar deixando a paisagem numa tonalidade sépia. A poeira é tanta que vc não pode sair de dentro de casa que já sai cuspindo um tijolo de barro acumulado pela respiração! Isso sem contar com suor que ao se misturar com a poeira cria essas laminhas que vão se acumulando nas articulações do corpo. Está MUITO quente! Mais calor que aqui só senti durante um Encontro de estudantes que participei no Paraguai em 2008 onde, sem fazer esforço nenhum, fazia 45º!


Agora, feio mesmo é o povo rondoniense. Jaru é exceção no estado, ainda dá pra encontrar algumas pessoas bonitas por aqui, mas vai rodar nas outras cidades... sássinhora!


Não é ser chato nem algum tipo de implicância, ou talvez seja, mas se não fosse pela família eu não voltaria mais!


Não posso dizer, porém, que não existam coisas boas. As pastagens em pequenos morros formam lindas paisagens, ainda mais quando se encontra um rio passando pelo caminho, formando belíssimas e refrescantes cachoeiras.


É bastante interessante observar como o regionalismo é grande por aqui. A manutenção da vida cotidiana é completamente diferente da minha realidade lá em Maringá, ou seja, pra mim parece ser mais complicado lidar com todos esses agravantes naturais. Entretanto os rondonienses não se importam e tratam-no como o melhor lugar do mundo. E não pensem vocês que é por falta de conhecer outras culturas, porque conheço algumas pessoas que já saíram daqui para estudar/trabalhar em outros cantos do Brasil (Sul e Sudeste principalmente) e assim que podem retornam a morar aqui novamente. Aprenderam e se acostumaram a viver assim, acho que é tão normal eles quererem voltar quanto eu achar isso tudo muito difícil. Pra mim, até que a experiência é legal, mas viver por aqui é muito complicado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário